Foto: AP Photo/Ng Han Guan

Um estudo feito pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em parceria com a China sobre as origens da covid-19 mostra que a transmissão do vírus de morcego para humanos por meio de outro animal é o cenário mais provável para o surgimento do novo coronavírus. Os dados foram divulgados nesta 2ª feira (29.mar.2021).
Segundo as autoridades, a possibilidade de o vírus ter se espalhado por causa de um vazamento de laboratório é “extremamente improvável“. Os dados

A China ajudou a alimentar a teoria de que o vírus escapou de um laboratório em Wuhan, a cidade chinesa onde o coronavírus foi identificado pela primeira vez. Mas o relatório feito pela OMS disse que acidentes de laboratório são raros, e em Wuhan os centros de pesquisa são bem gerenciados e não há registro de vírus relacionados ao coronavírus nesses locais antes de dezembro de 2019.

No rascunho do estudo obtido pela Associated Press, os pesquisadores listaram 4 cenários possíveis para o surgimento do novo coronavírus. No topo da lista estava a transmissão vinda de morcegos por meio de outro animal, a hipótese que consideram mais provável. A disseminação direta de morcegos para humanos também provável, já a transmissão para humanos a partir da embalagem de produtos alimentícios de “cadeia fria” pode ser possível, mas quase improvável.

Essa última possibilidade foi rejeitada anteriormente pela OMS e pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, mas os pesquisadores nesta missão a retomaram, levantando ainda mais questões sobre a politização do estudo, uma vez que a China há muito defende a teoria do mercado de frutos do mar ser a origem do contágio.

As descobertas oferecem poucas novidades sobre como o vírus surgiu pela primeira vez e ainda deixa muitas perguntas sem resposta. Mas o relatório fornece mais detalhes sobre o raciocínio por trás das conclusões dos pesquisadores.

A equipe propôs mais pesquisas em todas as possibilidades levantadas, exceto na hipótese de vazamento de laboratório – uma especulação que também foi muito promovida pelo ex-presidente dos EUA, Donald Trump. Ele também disse que o papel desempenhado pelo mercado de frutos do mar é incerto.

Em 2020, uma investigação da Associated Press descobriu que o governo chinês estava controlando estritamente todas as pesquisas que iniciavam sobre o surgimento do vírus. E os repetidos atrasos na divulgação do relatório levantaram questões sobre se o lado chinês estava tentando distorcer suas conclusões.

Poder 360