A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Roraima prendeu na manhã desta segunda (29), em flagrante, um balconista de farmácia que tentou vender um remédio usado para intubação de pacientes – de uso hospitalar, comercialização restrita e em escassez em diferentes regiões do País – a familiares de pessoas internadas no aguardo de procedimentos.
Segundo o próprio preso, em razão da falta do medicamento na rede pública, as famílias pagariam até R$ 3,5 mil por uma caixa com 25 ampolas. Uma caixa seria suficiente para apenas dois dias de uso para um paciente, indicou ainda o balconista à Polícia Federal.

O remédio que o homem tentou vender é chamado besilato de atracúrio e é utilizado para relaxar os músculos dos pacientes durante cirurgias e internações em unidade de terapia intensiva (UTI).

De acordo com a PF, o suspeito trabalha como balconista de farmácia há sete anos e disse que encomendaria as medicações de Manaus.

O homem foi preso pela prática do crime de venda de medicamento com procedência ignorada, cuja pena pode chegar a 15 anos, informou a corporação.

RP