SC: Gêmeas trans são as primeiras no mundo a mudarem de sexo, dizem médicos

Duas gêmeas, de 19 anos, conseguiram nesta semana realizar o sonho da mudança de sexo através de cirurgia, em Santa Catarina. O procedimento é considerado inédito no mundo por ter ocorrido com duas gêmeas trans femininas idênticas e quase ao mesmo tempo, garante a equipe médica, que fez a redesignação sexual no Hospital Santo Antônio, em Blumenau.
As irmãs nasceram com o sexo biológico masculino, e desde os 15 anos iniciaram o tratamento hormonal com anticoncepcional para a transição. As gêmeas, que não quiseram ser identificadas, são brasileiras e também são as mais jovens a mudarem de sexo no país com base na resolução de 2020 do Conselho Federal de Medicina (CFM) que diminuiu de 21 para 18 anos a idade mínima para a cirurgia.
Os procedimentos das gêmeas tiveram duração de cerca de cinco horas, em cada uma. Uma delas passou pela cirurgia na quarta-feira (10) e a outra ontem. Ambas permanecem em observação no hospital por três dias, segundo a equipe médica, liderara por José Martins e Cláudio Eduardo de Souza.(mais…)