FOTO: BBC / KAPSALON FREEDOM

Especialistas levantam questões de saúde e segurança em relação ao conteúdo, que tem sido publicado sem qualquer advertência no TikTok.
Vídeos virais de pessoas fazendo depilação facial com “cera quente” no TikTok chamaram a atenção de dermatologistas, que alertam para os perigos da prática. Os vídeos mostram a cera derretida cobrindo o rosto, boca e pescoço dos participantes e penetrando parcialmente em suas orelhas e nariz antes de ser removida.

Um barbeiro que postou alguns dos exemplos mais vistos diz que o procedimento é benéfico. Mas a Associação Britânica de Dermatologistas (BAD, na sigla em inglês) disparou o alerta: “Não é recomendado tentar aplicar cera dentro do nariz ou das orelhas.”

Uma especialista do Reino Unido levantou questões de segurança, dado o risco da cera obstruir a respiração. E outra sugeriu que o TikTok deveria adicionar um aviso.

Mas, a princípio, os vídeos não se enquadrariam nas diretrizes da rede social sobre comportamento perigoso uma vez que mostram profissionais qualificados.

‘Primeiro do mundo’

A barbearia Kapsalon Freedom, na Holanda, ganhou mais de 800 mil usuários no TikTok.

Uma de suas primeiras publicações sobre o tema, postada em novembro, teve quase 84 milhões de visualizações, após repercussão na imprensa holandesa. No vídeo em questão, a parte inferior do rosto do cliente estava livre.

Mas um exemplo mais recente, com mais de 19 milhões de visualizações, mostra a cera cobrindo o queixo e o pescoço de um homem. Parte da cera retirada das suas orelhas e nariz é exposta à câmera, mostrando dezenas de pelos saindo da substância agora endurecida.

Nesse caso, a cera apenas contorna (sem cobrir) a boca dele. Mas outros vídeos mostram rostos totalmente cobertos, com cotonetes sendo usados para criar passagens de ar.

Um vídeo com mais de um milhão de visualizações mostra esta máscara facial sendo removida do rosto e pescoço de uma mulher – FOTO: KAPSALON FREEDOM – KAPSALON FREEDOM

Tiras de papel também são usadas para proteger os cílios e as sobrancelhas. O barbeiro Renaz Ismael afirma que a depilação facial é comum no Oriente Médio, onde ele nasceu. Mas ele levou o procedimento a um novo patamar.

“Sou a primeira pessoa no mundo que fez a depilação completa”, diz ele à BBC News. Ismael está usando agora a hashtag #viral para promover os vídeos, alguns dos quais foram musicados. Ele também postou exemplos no Facebook, Instagram e YouTube. Mas atraíram um público bem menor.

‘Causa sufocamento’

Alex Echeverri, que trabalha no salão John and Ginger, em West Sussex, no Reino Unido, levantou preocupação em relação à segurança das pessoas que podem tentar realizar o procedimento.

“Nossa primeira consideração seria que isso pode causar asfixia”, diz a esteticista, que tem mais de duas décadas de experiência no setor. “Não há elemento de controle para evitar o sufocamento do rosto com cera. E a cera endurece. Então pode endurecer nas vias aéreas e ter que ser removida cirurgicamente”, adverte.

‘Abscessos cheios de pus’

“Depilar uma área tão grande de pele delicada é muito irresponsável”, acrescentou a barbearia turca Adam Grooming Atelier, em Londres. A Associação Britânica de Dermatologistas também receia que os vídeos possam levar a incidentes, à medida que as pessoas tentem imitar em casa.

“As plataformas de rede social têm a capacidade de propagar rapidamente as tendências de saúde e beleza”, afirma a dermatologista Anjali Mahto.

“A depilação é um processo traumático para a pele, especialmente para áreas sensíveis, como as que se encontram ao redor dos olhos”, explica. “Essas áreas podem ficar inflamadas e irritadas. Em alguns casos, podem surgir pequenas espinhas ou abcessos cheios de pus.”

Isso é conhecido como foliculite.

‘Potencialmente perigoso’

A instituição British Skin Foundation também alertou que alguns dos vídeos mostram a cera sendo usada no que parecem ser jovens em idade escolar.

“Pessoalmente, não recomendaria tratar crianças”, afirmou a dermatologista Emma Wedgeworth. “Parece sensato (que os vídeos) tenham um aviso.”

“Há muita desinformação e práticas de beleza no estilo ‘faça você mesmo’ (do it yourself, na expressão em inglês, ou DIY) potencialmente perigosas no TikTok e em outros canais de rede social. E seria bom ver isso regulamentado de forma mais rígida.”

UOL, via BBC