Foto: Terrafugia/Reprodução

A Federal Aviation Administration (FAA) emitiu um certificado de aeronavegabilidade para o carro voador Transition, da Terrafugia, que pertence à montadora chinesa Geely Technology. Com isso, o veículo está liberado para voar e a Terrafugia acredita que modelos do tipo possam trafegar pelas ruas e céus em 2022.
A liberação também pode significar que a Terrafugia possa desenvolver variantes específicas para voos. Essa é a primeira vez que o órgão norte americano emite um certificado do tipo para carros voadores modernos. Isso significa que ele foi aprovado em testes de design, desempenho e segurança, mas ainda não pode ser usado comercialmente.

O veículo em si traz uma hélice na parte traseira, motor Rotax 912iS de 101 cv e pode atingir velocidades de até 161 km/h. Para funcionar, o Transition pode utilizar gasolina premium ou combustível de avião.



Foto: Terrafugia/Reprodução

Ele também conta com uma gaiola de segurança feita de fibra de carbono e um paraquedas embutido. As asas do modelo voador também podem ser dobradas, para que o veículo seja estacionado em uma vaga “comum” para carros.

Testes no meio da pandemia

“Esta é uma grande conquista que gera impulso na execução de nossa missão de entregar o primeiro carro voador prático do mundo”, disse Kevin Colburn, vice-presidente da Terrafugia.

Segundo Colburn, a equipe responsável pelo Transition melhorou o sistema de qualidade, completou aspectos críticos do projeto e realizou 80 dias de testes de voo. Ao todo, foram entregues 150 documentos técnicos “e [o veículo] passou com sucesso na auditoria da FAA”, ainda que a pandemia de coronavírus (Sars-Cov-2) tenha sido um fator limitante.

Olha Digital