YouTube e Google em celular da Samsung (Imagem: Irfan Ahmad/Pixabay)

Os principais serviços do Google estão fora do ar nesta segunda-feira (14): Gmail, YouTube, Drive, Docs, Play Store, Agenda (Calendar), Fotos, Classroom (Sala de Aula) e vários outros não funcionam ou dão erro 500. A falha afeta usuários em diferentes provedores de internet e em diferentes países, não só no Brasil; e impacta os aplicativos e as versões web.Google caiu no mundo todo

Nos testes do Tecnoblog, o Gmail não carrega na versão web, exibindo a mensagem “Sua conta está temporariamente indisponível; lamentamos o transtorno e sugerimos que você tente novamente em alguns minutos”. O app para celular, por sua vez, não recebe novos e-mails.

O YouTube não carrega nenhum vídeo, seja pelo Wi-Fi ou pela internet do celular (4G). O site mostra o aviso “Something went wrong…”, enquanto o aplicativo permanece carregando a interface sem exibir nenhum vídeo.

Os sites do Google Drive, Fotos, Play Store e Agenda trazem basicamente o mesmo aviso: “500. There was an error. Please try again later”. (500, houve um erro, por favor tente novamente mais tarde.) Há relatos de que isso afeta também o Meet, Docs, Assistente e vários outros; só a busca está funcionando. A empresa ainda não se pronunciou.

No DownDetector, as queixas começaram a se acumular por volta das 9h, horário de Brasília. Estes são os principais serviços do Google que estão fora do ar:

YouTube
Gmail
Drive
YouTube TV
Classroom
Nest (produtos de casa conectada do Google)
Play Store (loja de aplicativos no Android)
YouTube Music
Google Home
Stadia (streaming de jogos)
Google Hangouts
Google Maps
Google Meet
Google Duo

Tecnloblog