Foto: Kevin Lamarque

Donald Trump voltou a questionar a eleição americana de Joe Biden para a presidência, confirmada ontem após a vitória de Biden na Pensilvânia. Em uma série de tuítes, ele cita o analista Jonathan Turley para, sem mostrar provas, voltar a falar em fraude no pleito. Ontem, Trump se recusou a aceitar a vitória e falou que tomará medidas legais.“Nós devemos olhar para todos os votos. Estamos só no começo do estágio de tabulação. Nós devemos olhar para essas alegações. Estamos vendo um número de declarações juramentadas de que houve fraude no voto. Nós temos um histórico nesse país de problemas nas eleições”, diz um post compartilhado por Turley e reproduzido por Trump.

“Em Pensilvânia houve uma ordem da Suprema Corte para separar as cédulas que chegassem após a horário limite. Foi requerida intervenção do jurista [Samuel] Alito. Esse é um número grande de cédulas. Quando se fala em problemas sistemáticos, é sobre como essas cédulas foram autenticadas, por que se há um problema no sistema sobre as autenticações, isso poderia afetar a eleição inteira. E o que me preocupa é que tivemos mais de cem milhões de votações por correio em cidades como a FIladéldia e Detroit, [cidades] com longas séries de problemas eleitorais”, conclui o texto.

Apesar disso, em seus tuítes originais, Turley afirma: “não há atualmente evidências de fraude sistemática nessas eleições, mas há razões amplas para que se conduza revisões”. Este trecho não foi reproduzido por Trump.

Biden conseguiu confirmar a vitória com a confirmação da votação apertada em seu favor na Pensilvânia, no começo da tarde de ontem. A vantagem subiu com a confirmação de que ele também levou o pleito em Nevada, passando dos 270 votos do colégio eleitoral, necessários para sacramentar o resultado.

UOL