Foto: Guito Moreto / Agência O Globo

Antes presente na lista de suplentes da seleção brasileira, o atacante Pedro, do Flamengo, está convocado e relacionado pelo técnico Tite para os próximos jogos da seleção brasileira pelas Eliminatórias da Copa 2022.O chamado de Pedro se dá por causa da lesão de Neymar, que não terá condições de atuar contra a Venezuela, no dia 13 de novembro, mas não foi cortado, já que o departamento médico da seleção tentará prepará-lo para o duelo contra o Uruguai.

– Tenho contato frequente com o médico do PSG e sabemos das condições físicas do Neymar desde o dia de sua lesão na Champions. Acreditamos que com uma semana intensiva de tratamento e com a estrutura do Centro de Excelência na Granja Comary temos a possibilidade de recuperação para o segundo jogo. Vamos acompanhar de perto sua evolução – disse o médico da seleção, Rodrigo Lasmar, ao site da CBF.

Pedro e os demais jogadores convocados por Tite se apresentam segunda-feira, na Granja Comary, em Teresópolis.

O atacante já tinha sido convocado por Tite na primeira lista após a Copa de 2018, mas sofreu uma lesão ligamentar no joelho, quando ainda atuava pelo Fluminense, e precisou ser cortado. Com isso, o Flamengo volta a ceder dois jogadores para a seleção brasileira, já que Everton Ribeiro estava na convocação inicial e Rodrigo Caio foi cortado. Os convocados desfalcarão o Flamengo no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil e, talvez, no de volta, dependendo da logística da viagem. Eles também estarão ausentes na partida contra o Atlético-GO, pelo Brasileirão.

Pedro foi chamado para a lista de suplentes ao lado de Bruno Henrique, mas a opção pelo centroavante se dá diante do ótimo momento pelo Flamengo. Ele vem num ritmo de gols e foi eleito jogador do mês de outubro em eleição organizada pela CBF com jornalistas. Só no Brasileirão, Pedro já fez dez gols.

Papo com o PSG

Segundo a CBF, o coordenador da seleçãa, Juninho Paulista, o técnico Tite e o preparador físico Fábio Mahseredjian entraram em contato na quinta-feira com Leonardo, diretor esportivo do Paris Saint-Germain.

– Entendemos que para essa situação precisávamos alinhar com o PSG a permanência do Neymar na lista de convocados. Sabemos da preocupação do clube com a lesão, mas manifestamos nossa intenção de avaliar de perto a evolução do jogador. Confiamos muito em um trabalho integrado com nosso departamento médico e o Tite foi enfático em dizer para o Leonardo que jamais arriscaria a saúde de qualquer atleta por ele convocado – disse Juninho.

Convocados

Goleiros

Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras)

Laterais

Alex Telles (Manchester United), Danilo (Juventus), Gabriel Menino (Palmeiras) e Renan Lodi (Atlético de Madrid)

Zagueiros

Diego Carlos (Sevilla), Felipe (Atlético de Madrid), Marquinhos (Paris Saint-Germain) e Thiago Silva (Chelsea)

Meio-campistas

Allan (Everton), Arthur (Juventus), Casemiro (Real Madrid), Douglas Luiz (Aston Villa), Everton Ribeiro (Flamengo) e Lucas Paquetá (Lyon)

Atacantes

Everton (Benfica), Firmino (Liverpool), Gabriel Jesus (Manchester City), Neymar (Paris Saint-Germain), Richarlison (Everton), Vini Jr. (Real Madrid), Pedro (Flamengo)

O Globo