A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apresentou nesta quarta feira 04 de novembro, o resultado da Operação Finados 2020, Iniciada a 0h da última sexta (30/10) e concluída na ultima segunda feira (02) no Rio Grande do Norte. as ações voltaram-se ao monitoramento dos indicadores de esforços, criminalidade e acidentalidade, especialmente com o reforço de efetivo para o policiamento ostensivo preventivo em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e ocorrências criminais.De acordo com os dados foram 5.410 pessoas e 4.713 veículos fiscalizados. E para coibir a perigosa combinação de álcool e direção, os agentes realizaram quase 500 testes do etilômetro, os popularmente conhecidos “bafômetros”.

Segurança Viária – Cumprindo com sua missão de promover a mobilidade e a segurança viária, os PRFs flagraram ainda muitos condutores e passageiros contrariando as leis de trânsito durante o feriadão. Colocaram em risco suas vidas e de outros usuários das rodovias, 38 motoristas autuados por alcoolemia ao volante. Quando o assunto é ultrapassagem proibida, não importa qual o veículo; motos, automóveis ou veículos de carga, ao todo, quase 200 condutores foram flagrados realizando essa manobra perigosa.

A PRF/RN registrou um total de 27 acidentes nas BRs que cortam o estado. Em consequência deles, foram registradas 7 ocorrências graves, 29 pessoas feridas e apenas uma morte, durante a Operação. Os números não foram comparados com mesmo feriado no ano passado, em razão do Dia de Finados ter sido no sábado, sem que houvesse alterações significativas no fluxo de veículos nas estradas.

Criminalidade – Em paralelo às ações preventivas de segurança viária, a PRF/RN deu continuidade ao trabalho de combate ao crime. De 30 de outubro a 02 de novembro, 28 pessoas foram detidas em flagrante pelo cometimento de diversos crimes, entre eles os crimes de trânsito (10). O total de veículos recuperados foi de cinco, só nesse período. Em relação ao narcotráfico, foram apreendidos ainda maconha, LSD e cocaína, durante a Operação Finados 2020.