A maioria dos casos do novo coronavírus registrada atualmente é transmitida por pessoas que não têm sintomas, informou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, em inglês) em uma orientação atualizada. Isso mostra porque o uso da máscara é tão importante, disse a agência.“A maioria das infecções por Covid-19 é transmitida por pessoas sem sintomas”, afirmou o CDC no site oficial, explicando a ciência por trás do uso de máscaras para controlar a transmissão do vírus.

“O CDC e outros estimam que mais de 50% de todas as infecções são transmitidas por pessoas que não estão apresentando sintomas”, informou a agência em uma atualização publicada nessa sexta-feira (20). “Isso significa que ao menos metade das novas infecções ocorre provavelmente por parte de pessoas que não sabem que estão infectadas.”

Segundo o CDC, 24% das pessoas que transmitem o vírus a outras nunca desenvolvem sintomas, e outras 35% são pré-sintomáticas. Além disso, 41% infectaram outras enquanto apresentavam sintomas.

O pico da doença surge cinco dias após a infecção, segundo o CDC. “Com isso, 59% das infecções seriam transmitidas quando não houvesse sintomas, mas poderia variar [entre] 51% a 70% se a fração de infecções assintomáticas fosse de 24% a 30%, e o pico da doença variasse de 4 a 6 dias.”

“A infecção se espalha principalmente pela exposição a gotículas exaladas por pessoas infectadas quando respiram, conversam, tossem, espirram ou cantam”, informou a agência.

O CDC disse ainda que estudos mostram que 40% a 45% das pessoas infectadas nunca desenvolvem sintomas.

CNN BRASIL