A revista “MotorTrend” elegeu o novo Land Rover Defender como o SUV do ano de 2021. Com um novo design, o Defender voltou recentemente ao mercado dos Estados Unidos depois de ser não ser vendido por lá há mais de 20 anos.Como o Jeep Wrangler ou o Ford Bronco, o Defender é feito para resistir a um intenso uso off-road, embora muitos compradores raramente o levem para além dos limites das cidades.

Quando foi apresentado pela primeira vez no Salão do Automóvel de 2019 em Frankfurt, na Alemanha, a Land Rover se gabou de ter submetido o carro a um “Evento de Testes Extremos”, com procedimentos muito mais rigorosos do que os normalmente usados na indústria automotiva.

Os editores da MotorTrend ficaram impressionados com o desempenho do Defender tanto na estrada como fora dela e também com seu design, que dava uma sensação de aventura.

“Podemos dizer que a Land Rover gastou um dinheiro a mais para fazer o interior ter um visual robusto, e ser realmente robusto”, disse o editor-chefe Mark Rechtin.

Com origem nos modelos Land Rover originais que entraram em produção logo após a Segunda Guerra Mundial, o modelo só ganhou o nome Defender a partir de 1990. O Defender saiu de produção no Rei o Unido em 2016, embora a venda de modelos novos nos EUA tenha parado bem antes disso, em 1997.

O novo Defender tem um design moderno que traz os detalhes de estilo dos clássicos Land Rovers quadrados. Ele está disponível na versão Defender 110 de quatro portas, com um preço inicial de cerca de US$ 50 mil. O Defender 90 de duas portas estará disponível no início do ano que vem, com preços a partir de US$ 46 mil.

A Land Rover tem alguns SUVs em sua linha com dimensões externas e preços semelhantes, disse Rechtin, mas a marca consegue fazer com que cada um chame a atenção de um tipo diferente de cliente. O Defender atrairá aqueles que querem partir para roteiros off-road – ou pelo menos parecer que sim. Mesmo assim, disse Rechtin, ele também roda bem na pista.

“Tenho certeza de que muita gente nunca vai fazer um roteiro off-road, só quer comprar porque tem um visual bacana, e não há nada de errado com isso”, disse ele.

Para ser elegível para o prêmio MotorTrend, um SUV deve ter um modelo completamente novo ou consideravelmente reprojetado para o ano de 2021. O vencedor do ano passado foi o Kia Telluride.

Um total de 28 modelos SUV estavam concorrendo ao prêmio neste ano. Os veículos passaram por testes instrumentados, com resultados medidos por monitores conectados a computadores. Em seguida, a equipe da “MotorTrend” dirigiu todos os concorrentes e se reuniu para discutir suas impressões subjetivas e votar no vencedor.

CNN BRASIL