(Foto: Victor Pollak/Globo)

De volta à televisão na reprise de “Laços de família”, Luigi Baricelli leva hoje uma vida completamente diferente da que tinha na época da novela, em 2000. Há cinco anos, o ator mora na Flórida com a mulher, Andreia, e os dois filhos, Vittorio e Vicenzo. Pelo menos por enquanto, não faz planos para voltar ao país.– Estou vivendo num lugar que é o sonho de qualquer brasileiro, com uma infraestrutura maravilhosa. É tudo aquilo que o Brasil poderia ser e, infelizmente, ainda não é. Amo o meu país e continuo indo sempre, mas, no momento, minha base é aqui – conta ele, que também é pai de Rubia, de um relacionamento anterior.

Baricelli, de 49 anos, nega ter abandonado a carreira de ator e explica que apenas diversificou suas atividades:

– Além de ator, sou investidor e empreendedor e estou à frente do projeto de um resort na Flórida, como sócio e cuidando da parte de comunicação. Por isso, não tenho tempo para fazer televisão. Mas pode acontecer, sim, claro, se aparecer uma oportunidade interessante.

Apesar de não fazer novelas desde 2011 (a última foi “Insensato coração”), o ator não desapareceu da TV. Todos os anos, em 31 de dezembro, sua aparição é certa no sorteio da Mega-Sena da Virada. Baricelli inclusive acabou virando tema de vários memes nas redes sociais por causa disso. Os internautas brincam que o ator tem o emprego dos sonhos, pois só trabalha um dia:

– Eu já vi algumas destas postagens no Twitter e me diverti demais. É legal que as pessoas pensem e se lembrem de você. Mas essa brincadeira está longe de ser a realidade. O que eu mais tenho feito é trabalhar. A questão é que não costumo falar sobre meus projetos nas redes sociais. Posto mais sobre meu estilo de vida. A Mega da Virada tem sido uma parceria legal. Desde 2009, tenho passado o réveillon na ponte aérea, mas adoro.

Enquanto não chega o último dia do ano, os fãs já matam as saudades no Vale a Pena Ver de Novo. Luigi considera “Laços de família” um marco na sua carreira:

– Não dá nem para dizer que foi uma novela que me marcou, porque, na verdade, ela passou por cima de mim e mudou completamente a minha carreira. A repercussão foi gigantesca. Na época, cheguei a ter que ser escoltado para sair de um shopping. Eu considero o Maneco (autor da novela) o Pelé da dramaturgia. Realmente trabalhar com ele é uma oportunidade única.

Na trama, ele interpreta Fred, um homem que vive um casamento em crise com Clara (Regiane Alves), situação completamente diferente da sua realidade. O ator é casado desde 1992:

– Não tem segredo para um casamento longo. É como um teste de elenco para um casal de uma novela. Você faz e, quando descobre que há afinidade e química, decide seguir com a pessoa. A Andreia é minha amiga, minha irmã, minha companheira, minha tudo.

Ele acrescenta que o fato de ter vivido muitas histórias de amor na TV nunca afetou a sua relação:

– Sempre tive a cabeça muito no lugar com relação a isso. Quando você é ator, você empresta o seu corpo para o personagem. E ele beija na boca e tem cenas sensuais. Essa história de beijo técnico é fake news. A partir do momento em que você encosta a sua boca na de outra pessoa, é beijo. O importante é saber lidar com isso profissionalmente. Naquele momento, não sou eu quem estou ali.

Patricia Kogut – O Globo