O embaixador da China nas Nações Unidas disse, nesta quinta-feira (24), que os EUA “já criaram problemas suficientes para o mundo”, durante uma reunião tensa do Conselho de Segurança da ONU, realizada virtualmente..A representante dos EUA na ONU Kelly Craft criticou a China sobre o que ela disse ser uma “decisão de esconder as origens do novo coronavírus, minimizar seu perigo e suprimir a cooperação científica.” Craft afirmou que as ações de Pequim “transformaram uma epidemia local em uma pandemia global”.

Zhang Jun, da China, rejeitou rapidamente a caracterização dos eventos por Craft.

“Devo dizer que já basta. Vocês já criaram problemas suficientes para o mundo”, disse Zhang.

“Lamentavelmente, ouvimos mais uma vez ruídos dos EUA que estão em desacordo com a atmosfera da reunião.”

Hang acrescentou que Pequim rejeitou as acusações “infundadas”.

Nesta semana, em uma entrevista coletiva realizada na Missão Chinesa em Nova York, Zhang Jun já havia criticado a resposta dos Estados Unidos à pandemia: “se temos que responsabilizar alguém, devem ser os Estados Unidos responsabilizados por perder tantas vidas com seu comportamento irresponsável.”

Discurso de Trump

A briga aconteceu dois dias depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou grande parte de seu discurso de vídeo pré-gravado na Assembleia Geral para culpar a China pela pandemia Covid-19 e por reter informações sobre o vírus.

Na terça-feira, Trump acusou Pequim de “permitir que voos saíssem da China e infectassem o mundo” e se referiu ao Covid-19 como o “vírus da China”.

Na quinta-feira, Zhang disse que os EUA são os únicos culpados. Desde janeiro, os Estados Unidos diagnosticaram mais de 6 milhões de casos de coronavírus em sua população e perderam mais de 200.000 vidas com a doença.

O representante russo na sessão de quinta-feira também criticou as acusações de Craft.

“Lamentamos o fato de o representante dos Estados Unidos ter escolhido esta reunião e a plataforma do Conselho de Segurança da ONU para fazer acusações infundadas contra um dos membros”, disse o embaixador russo Vassily Nebenzia.

A Covid-19 está muito presente na cúpula deste ano, que foi forçada ser realizada de forma virtual devido à pandemia.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu repetidamente pela unidade entre os estados-membros e advertiu na quinta-feira que as relações entre os EUA e a China caminhavam “em uma direção muito perigosa”.

CNN BRASIL