Segundo a Defesa Civil, 16 pessoas ficaram feridas e pelo menos 22 municípios foram afetados. As rajadas de vento atingiram velocidade acima de 100 km/h e chegaram a derrubar caminhões.Por Anaísa Catucci, G1 SC e NSC TV
15/08/2020 10h34 Atualizado há uma hora

Tornados assustam os moradores de Santa Catarina

Durante a tarde de sexta-feira (14) e a madrugada deste sábado (15), tempestades severas e pelo menos dois tornados foram registrados em Santa Catarina. As rajadas de vento atingiram velocidade acima de 100 km/h e chegaram a derrubar caminhões. Segundo a Defesa Civil, ocorreu queda de granizo e chuva forte principalmente nas regiões Oeste e Norte catarinense.


De acordo com o informe do órgão atualizado às 17h, 830 pessoas estão desabrigadas e precisaram sair de casa, 127 tiveram os imóveis destruídos e 16 ficaram feridas, sendo duas em estado grave. Cerca de 4,6 mil habitações em 22 municípios foram diretamente afetadas pelos fenômenos e ao menos 55 imóveis públicos tiveram danos.

Quedas de árvores provocaram interrupções no trânsito em rodovias, e mais de 27 mil unidades consumidoras estão sem energia elétrica conforme dados da concessionária até da tarde. A passagem do fenômeno também causou prejuízos no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral e Serra catarinense. (Veja abaixo a situação em cada região)


“Nossa primeira atitude é de socorrer as pessoas, garantindo a integridade física de todos. Depois segue o trabalho de distribuição de lonas, para cobertura emergencial, que já está ocorrendo nesses municípios. Na sequência faremos o levantamento dos prejuízos para entrega de telhas, colchões, sestas básicas e demais itens humanitários”, explica o chefe da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Junior.


Em pouco mais de dois meses, além desses fenômenos, Santa Catarina enfrentou uma série de eventos que causaram prejuízos milionários aos cofres públicos, feridos e mortos: tornado no Oeste (10 de junho), "ciclone bomba" (30 de junho), chuva com enxurradas e alagamentos (7 de julho).


Casas ficaram totalmente destruídas em Irineópolis — Foto: Silas Júnior/NSC TV


Tornado em Irineópolis — Foto: Silas Júnior/NSC TV



Prejuízos causados em Irineópolis — Foto: Silas Júnior/NSC TV


Carro ficou virado após a passagem do tornado em Água Doce — Foto: Flavio Vieira Junior/DCSC/ Divulgação


Estragos no Centro de Água Doce — Foto: Flavio Vieira Junior/DCSC/ Divulgação



Casa totalmente destruída em Água Doce — Foto: Flavio Vieira Junior/DCSC/ Divulgação
Globo.com