Tendência da média móvel, que era de estabilidade ou queda desde 23 de junho, está em alta desde segunda-feira. Aumento semanal das mortes na capital é de 24%.O número de mortes diárias por Covid-19 na cidade de São Paulo está em alta desde segunda-feira (10). O município abandonou a tendência de queda e de estabilidade que estava ocorrendo desde 23 de junho.A média móvel dos últimos 7 dias foi de 79 óbitos diários nesta sexta-feira (14). Há duas semanas, a média era de 59 mortes por dia – um aumento de 33,1% em 14 dias.Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde, também há aumento no número de mortes por semana. O aumento semanal das mortes na capital é de 19%, de acordo com as estatísticas oficiais de mortes por data de registro, atualizadas nesta sexta.
O aumento não é resultado da mudança de orientação do governo federal, que desde quinta passou a contabilizar mortes por Covid-19 confirmadas por exames de imagem, sem teste laboratorial, porque a tendência de alta ocorre desde segunda. Em todo o estado, 221 mortes ocorridas ao longo da pandemia e diagnosticadas como coronavírus apenas por exame de tomografia, sem teste de Covid-19, foram incluídas nesta quinta. O estado não divulga quantas dessas 221 mortes ocorreram na cidade de SP.
Na quinta, quando o governo estadual passou a adotar esse critério, a média móvel na capital teve 6 mortes a mais do que a do dia anterior. Apesar disso, a tendência de aumento ocorre desde segunda, com alta de 16% na segunda, 39% na terça, 35% na quarta e 38% na quinta, sempre na comparação com 14 dias atrás.
Nesta sexta, o prefeito Bruno Covas (PSDB) defendeu que há queda nas mortes por Covid-19 na cidade. Para isso, Covas utilizou dados de mortes por data de ocorrência, e não por data de registro. O padrão utilizado pelo estado de SP para permitir o relaxamento ou flexibilização da quarentena é sempre o de mortes por data de registro.
As mortes por data de ocorrência sempre revelam um pequeno número de óbitos nos últimos dias porque, com o atraso nas notificações, esse dado é atualizado retroativamente. Já as mortes por data de registro consideram os óbitos incluídos em sistema a cada dia. É este número que está em alta na capital.
O prefeito admite que o número de mortes ocorridas nos últimos “3 ou 4 dias” ainda deve ser atualizado para cima, mas argumenta que a tendência nesse indicador é de queda.
LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Patrícia Figueiredo, Marina Pinhoni e Ana Carolina Moreno/G1
Foto: Cris Faga/Estadão Conteúdo