Dentre os pré-candidatos às cadeiras do Poder Legislativo de Mossoró para o pleito que se aproxima (novembro, 2020) o nome Lucas Fernandes tem ecoado cada dia mais firme e de forma entusiasmada no gosto popular. Isso porque Lucas tem uma trajetória extensa de engajamento com diversos projetos de cunho social e filantrópico.
Quer dizer, há mais de seis anos ele promove e participa de ações como coleta e distribuição de alimentos, iniciativas ligadas à causa animal, aniversários solidários e muitas outras situações voltadas a propiciar um mínimo de bem-estar àquelas pessoas que estão negligenciadas, com seus direitos posicionados à margem da sociedade e por isso descuidadas pelas instituições da gestão pública.

Aponta-se como ponto positivo e que fortalece o seu projeto político o fato de a trajetória político-social dele não ser condicionada à eleição, pois que a sua atuação nas iniciativas de caráter social é muito anterior e alheia às eleições deste ano ou de qualquer outro, ou seja, independem disso. Por isso, aqueles que dialogam com o projeto político dele veem como ponto positivo o fato de ele ser um candidato "jovem, acessível e com anseio de mudanças políticas para Mossoró", dizem aqueles que o apoiam.

Essa postura deu a Lucas o título de “o pré-candidato do social”, justamente por causa das ações sociais diversas que ele desenvolve sem recursos, contando apenas com a parceria de alguns apoiadores que se identificam com esse tipo de ação. Lucas informa que sempre atuou em diversas frentes e demandas comunitárias por dois motivos principais: devido ao descaso/ausência dos serviços básicos de saúde e educação no seu bairro e de forma generalizada em Mossoró; e, porque não percebe nos atuais membros do Legislativo nenhuma proposta sólida e efetiva de mudanças.

Fonte: Blogue Claudio Oliveira.