Foto: Alan Santos/PR

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira, informou nesta terça-feira que foi diagnosticado com o novo coronavírus. Ele é o oitavo ministro do governo Jair Bolsonaro a contrair a doença e ficou em isolamento hoje por precaução. Por isso, não participou da reunião ministerial que ocorreu nesta manhã, segundo a assessoria de imprensa do Planalto.Ontem, no entanto, Oliveira, que tem 45 anos, tinha compromissos marcados com os ministros da Economia, Paulo Guedes, e das Comunicações, Fábio Faria. Ele também tinha reuniões com assessores da presidência; com o gerente executivo da EBC, Floriano Barbosa Amorim; e com o chefe da assessoria especial de Comunicação Social do Planalto, Henri Wender.


O diagnóstico de Oliveira ocorre em um contexto de crescimento de casos da doença dentro do Palácio do Planalto. O número de infectados pela Covid-19 entre servidores da Presidência da República aumentou 65% em um período de pouco menos de um mês. De acordo com a Secretaria-Geral, até o dia 31 de julho foram registrados 178 casos. O balanço anterior da pasta informava que até o dia 3 de julho eram 108 casos.

Na semana passada, o secretário-executivo da Secretaria-Geral, Antonio Carlos Futuro, foi diagnosticado com Covid e ficou em isolamento. Ele é o número dois da pasta.

Entre os ministros, além de Jorge Oliveira, também já contraíram o vírus Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Bento Albuquerque (Minas e Energia), Milton Ribeiro (Educação), Onyx Lorenzoni (Cidadania), Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia), Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União) e Braga Netto (Casa-Civil).

O presidente Jair Bolsonaro também contraiu a doença. Ele anunciou estar recuperado no último dia 25. Na semana passada, a primeira-dama Michelle Bolsonaro foi diagnosticada com a Covid-19.

O Globo