1- Jará Miranda: No seu modo de vê haverá chances de um dia termos uma campanha limpa onde os representantes fossem eleitos somente pela vontade do povo?

Na verdade teria que ser um modelo diferente jamais visto. Feito sem custos, passando sempre a ideia para que as pessoas fossem acostumando a votar sem cobrar em troca do voto. Ou acordo por uma futura ajuda Direta ou indireta dos candidatos. "Cobrar apenas trabalho". Na maioria das vezes cada um pensa só em si, e esquece  que a escolha errada vai lhe custar o prejuízo para todos. A mudança tem que partir  primeiro na qualidade do eleitor!

 2- Você acha que tem como acabar ou tirar esse "modo" que vem de anos ?

Sim, pois as pessoas São seguidores de costumes os quais podem ser mudados. Tipo se um cidadão costuma "vender" seu voto é porque tem quem compre, no momento que ninguém pagar por ele, a coisa será diferente. Aí onde chega a parte que alguém precisa mudar a maneira de fazer política, com novas ideias. E acreditar que a política tem jeito.

3- Como acha que poderia acabar com a corrupção na política ?

Na verdade o erro já começa no judiciário que só pune um lado. Tipo, Em períodos de campanha quando um candidato é pego pagando por um voto, o tal é detido. Já  o eleitor fica livre e vai fazer o mesmo com outros candidatos. Então aí é onde deixa a brexa para não acabar, vemos que quem faz o político ser corrupto é o próprio eleitor. O eleitor se corrompe e "obriga" o político ser corrupto!

4- A respeito votar em um candidato a prefeito e o vereador sendo do lado opositor, isso prejudicaria o candidato a prefeito eleito ?

Vereador na minha visão não tem lado, E sim Partido.  a cidade que for 9 eleitos, todos tem como dever serem representante do povo, todos os habitantes. Não só daqueles que votaram "nele"  pensar na coletividade. Nossa Região vem-se de um seguimento de anos que nunca ninguém pensou ou obteve a pratica de mudança. Onde os próprios representantes do povo são quem formam uma oposição, se uni 5 vereadores que irão ser beneficiados com alguma ajuda direta,  Fazendo com que os outros 4 fiquem contra a Gestão. Onde quem irá sofrer as consequências é o município. Vereador é eleito para  fiscalizar e criar leis, projetos que beneficie o município. E  quando projeto vier do executivo votar a favor do povo. O sim quando for a favor para o bem de todos, e não quando tiver algo errado que não seja para beneficiar o município e todos! Essa seria a maneira certa de fiscalizar... Se essas qualidades estiverem em pessoas de partidos diferente. Vale lembrar que o partido não é  "tão" importante. E sim a qualidade que os candidatos demonstra em melhoria para o município e população!

5- qual a maior dificuldade em mudar isso? 

O maior problema é que quem é bom não quer entrar na política, enquanto as pessoas não acordarem e acreditar que são capazes de mudar, nada será feito. Depois vem aquela velha fala, há voto perdido que dei a "fulano" onde poderia ser a fala. Meu candidato me representa, eu fiz acontecer!

 JARÁ: O que acontece em todo ano de eleição.

 Situação bem nítida que vivemos na política. É que você pequeno tem por direito acompanhar o "grande" politicamente, por serem amigos e considerar a amizade. Mas o "grande" nunca foi visto acompanhar o pequeno por ter a mesma consideração. Dessa forma vemos que na política infelizmente tem valor e é acreditado somente aquele que tem grande "poder" aquisitivo financeiro. Sendo que esse ano veremos uma campanha diferente de todas. Nas passadas muitos ganharam à custa do dinheiro, essa terá muitos que irão gastar e não vão chegar o êxito

 [Chegou a hora]. Ou será que nunca vamos mostrar que somos capazes de eleger representantes pela vontade do povo!? Usando somente nossa democracia, direito de votar e ser votado como cidadão de bem. Invés de vender ou trocar nossa democracia e caráter por uma "esmola" de 100, 200 ou 300 reais. O nosso caráter é a maior riqueza e herança que temos e podemos deixar no mundo após a morte. Isso pra mim é um valor incalculável!