O município de Apodi iniciou segunda-feira (24) uma parceria junto ao IMT/UFRN, onde serão realizados durante essa semana testes para detectar a covid-19. A parceria é um estudo que está sendo realizado junto com o Instituto.

A Prefeitura já está realizando coleta de swab em todos os bairros por amostragem para montar o mapa de transmissão da doença na nossa cidade. A coleta  é de forma aleatória e quem decidiu a quantidade de pessoas por bairros e quais bairros serão realizados os testes é a UFRN.

Até a próxima sexta-feira o município de Apodi realizará a coleta e testes em 600 pessoas assintomaticas. Serão realizados testes tipo Swab, soro para sorologia e sangue total para estudo genético. 

"Esses número elevados de suspeitos foram as coletas realizada hoje em Apodi, e que serão enviadas amanhã para a cidade de Natal. O resultado sai um dia após a coleta. A ação vai ser realizada durante toda semana", disse o secretário de saúde Sabino Neto. 

"Mesmo a coleta sendo feita em pacientes assintomático deve ser feito a notificação, os paciente só sairão de suspeitos para confirmados ou descartados após o resultado dos exames", explicou o secretário de saúde de Apodi.