Foto: Nicolas Asfouri/AFP

Já foi formado o consórcio da Fundação Lemann e de empresas privadas para viabilizar uma fábrica de vacina contra Covid-19 — a vacina é a que está sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford.A iniciativa, que conta com uma doação de R$ 100 milhões, vai bancar os equipamentos de produção e um laboratório de controle de qualidade, que serão integralmente doados à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A previsão é que essa fábrica, nas instalações de Bio-Manguinhos (instituto da Fiocruz produtor de vacinas), no Rio de Janeiro, esteja pronta até o começo de 2021.

Diz Lemann:

— Esperamos com essa iniciativa dar uma contribuição concreta para o nosso país, deixando um legado público para que milhões de brasileiros possam se beneficiar e também para que o Brasil esteja melhor posicionado e preparado no enfrentamento de outros desafios dessa natureza que possam surgir.

Além da Fundação Lemann, participam da iniciativa a Ambev, Lojas Americanas, Itaú Unibanco, Stone, Instituto Votorantim, Fundação Brava e Behring Family Foundation.

Lauro Jardim – O Globo