O presidente dos EUA, Donald Trump, durante entrevista coletiva na Casa Branca, em Washington – Leah Millis/ReutersPressionado por pesquisas que apontam um cenário cada vez mais difícil para sua reeleição, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu testar uma mudança de postura diante da pandemia que já matou mais de 140 mil pessoas nos EUA.

O aparente novo comportamento inclui a defesa do uso de máscaras no combate ao coronavírus, o retorno das aparições diárias para falar da crise com gravidade e a suspensão de grandes eventos de campanha no momento em que o país mergulha em novos recordes de casos de Covid-19.

Não é a primeira vez que Trump ensaia um tom mais sério frente à pandemia. Seu histórico errático, portanto, exige cautela ao avaliar transformações que podem ser pouco consistentes e tomar rapidamente outro rumo caso não surtam o efeito eleitoral esperado pelo republicano.

Mas, nesta terça-feira (21), o presidente decidiu cristalizar a mais nova direção.

Em um discurso curto e sem improvisos, Trump leu frases sobre a seriedade da crise e falou em defesa das máscaras, do distanciamento social e da cautela na ocupação de bares e restaurantes, após meses vociferando justamente o contrário.


“Infelizmente [o cenário] vai ficar pior antes de melhorar. É uma coisa que não gostaria de dizer, mas é como é”, afirmou o presidente em sua primeira entrevista coletiva sobre a pandemia desde meados de abril.

“Quando não for capaz de fazer distanciamento social, use a máscara. Se você gosta ou não, elas têm um impacto. Elas vão ter um efeito e precisamos de tudo que puder ajudar.”

O presidente não defendia o uso das máscaras e só se deixou ver publicamente com uma no dia 11 de junho. No início da semana, postou uma mensagem no Twitter para dizer que “muitos dizem ser patriótico usar a máscara” e, nesta terça, deu um novo passo ao tirar uma do bolso e mostrá-la às câmeras.

“Eu carrego a máscara, não tenho problema. Quando estou no elevador, com meus seguranças do Serviço Secreto, eu uso.”

Trump não estava acompanhado de nenhum especialista de sua equipe e respondeu a poucas perguntas no evento desta terça, ao contrário do que fazia habitualmente quando o tema era a pandemia.

Sem Anthony Fauci, principal autoridade de doenças infecciosas dos EUA e figura recorrente na Casa Branca no início da crise, o presidente sinalizou que não pretende dividir holofotes enquanto tenta garantir seu palanque eleitoral em horário nobre.

Nos poucos mais de 20 minutos em que ficou diante dos jornalistas, Trump tentou passar uma mensagem de liderança, reforçando a ideia de que a prioridade dos EUA é desenvolver a vacina.

A motivação para a mudança de comportamento do presidente bebe nos dados que mostram sua popularidade em queda e na contrariedade de líderes republicanos que se afastaram de suas diretrizes, cientes de que o negacionismo e a falta de liderança não funcionam em uma crise dessas proporções.

Levantamentos nacionais e em estados-chave para a disputa à Casa Branca mostram Trump muito atrás de seu adversário, o democrata Joe Biden, e refletem insatisfação de uma grande parte da população americana com a condução da pandemia pelo presidente.

“Eles vão me julgar sobre a pandemia, mas também sobre economia, sobre os empregos que criei. O ano que vem será um grande ano”, disse o presidente ao ser questionado sobre como os americanos iriam avaliar sua postura diante da pandemia nos últimos meses.

Acuado pela realidade dos números, Trump começou a ensaiar as mudanças. Além da posição sobre as máscaras, o presidente já havia feito mudanças pontuais no funcionamento de sua campanha e nesta semana intensificou negociações para aprovação de mais um pacote econômico no Congresso que pode chegar a US$ 1 trilhão (R$ 5,17 trilhões).

Entre os estímulos, estão recursos para reabrir escolas, apoiar pequenas empresas, impulsionar os testes para Covid-19 e manter o fluxo de dinheiro para os americanos enquanto a crise se aprofunda.

Via: Daltro