Em entrevista concedida à Fox News neste domingo (19.jul.2020), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou a nova pesquisa da rede de televisão, em que o mostra 8 pontos percentuais atrás de seu rival, Joe Biden.“Antes de tudo, não estou perdendo, porque essas pesquisas são falsas”, disse Trump. “Elas eram falsas em 2016 e agora são ainda mais falsas”. Trump se referiu ao último pleito em que disputou o cargo que hoje ocupa com a democrata Hillary Clinton.

A declaração foi feita depois de o apresentador Chris Wallace mostrar os números da pesquisa e dizer: “Entendo que você ainda tem mais de 100 dias para esta eleição, mas neste momento está perdendo”.

Wallace perguntou se Trump aceitará os resultados das eleições de novembro. “Eu tenho que ver. Não, não vou apenas dizer sim. Não vou dizer não”, respondeu o presidente. O mandatário também criticou a opção de votação por correio –que está sendo implementada no país por causa da pandemia.

“Eu não sou 1 bom perdedor. Não gosto de perder. Não perco com muita frequência. Olhe, Hillary Clinton me perguntou a mesma coisa. Sabe de uma coisa? Ela é que nunca aceitou a perda”, afirmou.

MORTALIDADE

Depois que Trump alegou que os EUA têm a menor taxa de mortalidade por coronavírus do mundo, o apresentador mostrou os verdadeiros dados ao presidente. Segundo Chris Wallace, a nação norte-americana está em 7º no ranking da Johns Hopkins University.

Ainda durante a entrevista, o republicano pediu à secretária de imprensa da Casa Branca, Kayleigh McEnany, para procurar as estatísticas. O gráfico entregue pela funcionária, desenvolvido pelo Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças, mostrou que Brasil e Coreia do Sul, por exemplo, têm taxas mais baixas de mortalidade do que os EUA. Mas, ainda assim, Trump disse que Wallace estava divulgando “notícias falsas”.

ANTHONY FAUCI

O presidente negou que esteja envolvido em uma campanha para desacreditar o principal infectologista da Casa Branca, Anthony Fauci. Disse que o especialista é “1 pouco alarmista”, mas afirma que ambos mantém 1 bom relacionamento.

Trump disse que o coronavírus simplesmente “desaparecerá” 1 dia e que, quando isso acontecer, as pessoas verão que ele estava “certo sobre a pandemia, provavelmente mais do que qualquer outra pessoa”.



PODER 360