Foto: Divulgação

A Copa do Nordeste confirmou na noite de hoje (7) que já tem uma data de retorno. Os jogos do campeonato regional voltarão a ser disputados no dia 21 de julho, em um esquema diferente do habitual. As partidas ocorrerão apenas em Salvador, em sede única. A Arena Fonte Nova, o Estádio Pituaçu e o Barradão devem sediar a maioria das partidas.O anúncio da data de retorno foi feito pela rede social oficial da competição. “Confirmado o retorno da Copa do Nordeste 2020. O torneio retornará com sede única, na cidade de Salvador, a partir do dia 21/07 e terá seu fim no dia 04/08”, disse o curto comunicado.

Salvador venceu a disputa entre Recife e Fortaleza para ser a sede porque a capital baiana está com a pandemia do novo coronavírus em um estádio um pouco mais controlado. O poder público da cidade também se empenhou mais para receber a competição, detalhando ações rígidas de segurança para jogadores que disputarão a competição.

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) também queria o retorno em Salvador por ser uma cidade de logística mais fácil e com mais estádios. Se os três principais estádios estiverem muito desgastados, estuda-se escalar jogos secundários para os CTs de Bahia e Vitória, que tem campos considerados de primeiro mundo.

A tabela deve ser divulgada até a próxima quinta (9). A Copa do Nordeste deve ocupar apenas cinco datas do calendário, e os jogos vão terminar de ser disputados no dia 4 de agosto, com a final realizada em ida e volta. A data marcada para o fim é importante, porque será cinco dias antes do dia marcado para a volta do Campeonato Brasileiro da Série A e B, que volta no dia 9 do mesmo mês.

Quando foi paralisada pelo Covid-19, a Copa do Nordeste teria apenas uma última rodada da fase de grupos para disputar. O Grupo A era liderado pelo Fortaleza, com 14 pontos, com o Bahia em segundo também com 14, mas perdendo no saldo de gols. Já o Grupo B tinha liderança dividida entre Confiança-SE e Vitória, com 13 pontos cada.

A Copa do Nordeste é transmitida na televisão pelo SBT para os estados da região e, até a paralisação pela pandemia, pelo Fox Sports. Com a fusão do canal esportivo com a ESPN aprovada no Brasil, existe a possibilidade de os jogos da competição serem divididos entre as emissoras que agora são irmãs.

UOL