Rico em proteína e nutrientes, especialista defende o consumo diário do ovo.Ovo tem cerca de 70 calorias — Foto: Divulgação


Conhecido pelo seu alto valor proteico e por proporcionar maior saciedade, o ovo já foi o queridinho das dietas das celebridades, mas também foi acusado de elevar o colesterol ruim. Afinal, ele é vilão ou herói na alimentação diária?Para a nutricionista Elisabeth Chiari, diretora do Conselho Federal de Nutricionistas, o ovo é essencial em uma dieta saudável. “A clara é rica em proteína. A gema tem lecitina e colina, que auxiliam na memória e previnem a demência. Ele também é bom para a saúde dos olhos e causa saciedade.” A nutricionista ainda lembra que já foi refutada cientificamente a relação do ovo com o colesterol ruim.

Para quem está de dieta, o ovo é um ótimo alimento porque causa grande saciedade por mais tempo e tem poucas calorias: 1 ovo tem cerca de 70 calorias. Ele também é um alimento versátil e pode substituir uma porção de carne vermelha, já que “em termos proteicos, 120 gramas de carne equivalem a dois ovos.”

(mais…)