Foto: Reprodução/Twitter

O anúncio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) de que a nuvem de gafanhotos aparenta mudar de trajetória, seguindo em direção ao Uruguai em vez do Brasil, veio como um alívio para internautas assustados com tantas ameaças em 2020. A hashtag #NuvemDeGafanhotos entrou nos assuntos mais comentados do Twitter nesta quinta-feira, sendo praticamente dominada por memes.E tom das brincadeiras foi diverso.

Houve quem zoasse o episódio como mais um alerta para o apocalipse.

Foto: Twitter / Reprodução

Quem demonstrasse preocupação disfarçada em meme.

Também não faltou uma já tradicional imagem da Gretchen, rainha dos memes no Twitter, para tratar o evento dos gafanhotos com muita classe.

Foto: Twitter / Reprodução

Apareceram ainda os usuários da rede social com perfil empreendedor, pensando já em que como aproveitar tamanha quantidade de insetos para transformá-los em lanchinhos.

Mas houve internauta ironizando que as receitas com pratos de gafanhotos acabaram os assustando.

Rolou ainda quem pensasse na reação do próprio gafanhoto. Como ele se sentiria virando piada?

Ressaltando que 2020 já está na metade, pintou também uma retrospectiva do que aconteceu de preocupante no mundo só neste primeiro semestre.

Já deixando para trás a história dos gafanhotos, outros internautas chamaram atenção para a nuvem de poeira com risco de se aproximar das Américas.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou nesta quinta-feira, dia, no Diário Oficial da União, uma portaria declarando estado de emergência fitossanitária com duração de um ano nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, para implementação do plano de supressão da praga dos gafanhotos (Schistocerca cancellata). A ministra Tereza Cristina explicou que essa prevenção vale para as áreas produtoras e adoção de medidas emergenciais.

“Essa portaria precisa acontecer antes do evento, se acontecer, para que algumas ações possam ser feitas pelos governos estaduais onde há possibilidade de essa nuvem chegar. Estamos monitorando, mas tudo indica que ela vai ficar mesmo no Uruguai por enquanto. Se o clima continuar favorecendo, ela nem chegará ao nosso território”, disse a ministra num comunicado.

O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural no RS, Covatti Filho, destacou o trabalho conjunto entre as esferas de poder para lidar com a ameaça.

“Estamos trabalhando em consonância com o ministério para deixar o Estado preparado caso precise agir no controle da praga. São medidas que permitem agilizar nossas ações de defesa vegetal e controle”, afirmou, também em nota.

De acordo com o Mapa, o deslocamento da nuvem de gafanhotos é influenciado pela direção dos ventos e a ocorrência de altas temperaturas.

Flávio Varone, meteorologista da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), analisou as condições climáticas do período atual para avaliar os riscos destes insetos chegarem ao Rio Grande do Sul.

“A aproximação de uma frente fria oriunda do sul vai intensificar os ventos de norte e noroeste, potencializando o deslocamento do massivo para a Fronteira Oeste, Missões e Médio e Alto Vale do Rio Uruguai. Contudo, a tendência de queda nas temperaturas e previsão de chuva para todo o Estado nesta quinta-feira tende a amenizar o risco de dispersão da praga”, detalhou.

Um grupo de trabalho do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas (DSV) da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Mapa permanece em situação de alerta e mobilização, em conjunto com as equipes técnicas das Superintendências Federais de Agricultura e dos órgãos estaduais de Defesa Agropecuária nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, assim como as unidades de vigilância agropecuária do Ministério localizadas na fronteira com o Rio Grande do Sul.

Com base neste cenário, estão sendo trabalhadas estratégias passíveis de adoção para um eventual surto da praga no Brasil, caso ocorram alterações climáticas favoráveis ao deslocamento da nuvem de gafanhotos para o país.

Yahoo Notícias com Extra