A imagem pode conter: 2 pessoas, textoO município de Apodi, no Oeste do estado do Rio Grande do Norte, já ultrapassou os 70% de pacientes curados da COVID-19, doença causada pelo novo Coronavírus. Os dados são resultado de um trabalho integrado entre a equipe de saúde, bem como os esforços da prefeitura pela realização de uma grande quantidade de testes, o que proporciona um tratamento rápido aos pacientes.De acordo com o último Boletim do Coronavírus, divulgado na segunda-feira (08), dos pacientes confirmados 301 estão curados, isso representa uma taxa de 73,2%. Os dados são promissores, no município está sendo realizada uma serie de ações na área da saúde visando o combate, bem como a prevenção à COVID-19.

Dentre essas ações, estão entrega de mais de 23 mil mascaras para a população, colocação de pias para a lavagem de mãos em pontos, realização de barreiras sanitárias nas entradas da cidade, desinfecção de locais públicos, ronda quarentena, dentre outras.

Ainda na área da saúde, o município disponibiliza de plantão médico de domingo a segunda no Centro de Saúde, aumento de atendimento médico nas UBS's, criação do Alô CAPS e Disque Saúde, ferramentas que aproximam os usuários do Sistema Único de Saúde - SUS do atendimento médico.

O prefeito de Apodi Alan Silveira comenta sobre os dados positivos de curados no município "Apodi é uma das cidades que está realizando mais testes, proporcionalmente no estado, para se ter uma ideia da quantidade já realizamos 1.406 testes até o momento. Com isso temos um panorama real do vírus em nossa cidade, fato que nos permite uma assistência satisfatória aos notificados, além de permitir o tratamento rápido. Como resultado temos excelentes taxas de curados. Continuaremos nessa luta, que é de todos nós." Comentou Alan.

No município de Apodi, todos os pacientes notificados, bem como os testados positivos, dispõem de acompanhamento psicológico gratuito. Para tanto a prefeitura conta com uma equipe de psicólogos que oferecem acolhimento e orientação psicológica, tanto para o paciente quanto para familiares que desejem ter acesso ao serviço.

Fonte: ASCOM P.M.A.