O município de Apodi, se encontra atualmente com mais de 70% de pacientes curados da COVID-19, doença causada pelo novo Coronavírus. Os dados são resultado de um trabalho integrado entre a equipe de saúde, bem como os esforços da prefeitura pela realização de uma grande quantidade de testes, o que proporciona um tratamento rápido aos pacientes.

De acordo com o último Boletim do Coronavírus, divulgado na quinta-feira (18), dos pacientes confirmados 417 estão curados, isso representa uma taxa de 71,6%. Os dados são promissores, no município está sendo realizada uma serie de ações na área da saúde visando o combate, bem como a prevenção à COVID-19.

Dentre essas ações, estão entrega de mais de 28 mil mascaras para a população, colocação de pias para a lavagem de mãos em pontos estratégicos, realização de barreiras sanitárias nas entradas da cidade, desinfecção de locais públicos, ronda quarentena, dentre outras.

Ainda na área da saúde, o município disponibiliza de plantão médico de domingo a segunda no Centro de Saúde, aumento de atendimento médico nas UBS's, criação do Alô CAPS e Disque Saúde, ferramentas que aproximam os usuários do Sistema Único de Saúde - SUS do atendimento médico.

No município de Apodi, todos os pacientes notificados, bem como os testados positivos, dispõem de acompanhamento psicológico gratuito. Para tanto a prefeitura conta com uma equipe de psicólogos que oferecem acolhimento e orientação psicológica, tanto para o paciente quanto para familiares que desejem ter acesso ao serviço.

Nesta sexta-feira (19), entrou em vigor o decreto municipal que veio com mais rigidez, dentre algumas restrições foram proibidas caminhadas, corridas, uso de academia popular, proibição de circulação de pessoas em vias públicas sem que não estejam realizando ou buscando serviços essenciais, proibido circular sem máscaras, dentre outras restrições.

Aquele que descumprir o decreto municipal será multado, tantos os comércios que descumprirem, como que estiver na rua perambulando sem necessidade.

Via: RadarApodiense