Foto: Getty Images

O lateral-esquerdo Renan Lodi, do Atlético de Madrid e da seleção brasileira, testou positivo para o novo coronavírus. A confirmação veio nesta sexta-feira, 48 horas após o exame, segundo apurado pelo GloboEsporte.com.O Atlético de Madrid realizou os testes no elenco na última quarta-feira, antes da volta gradativa aos treinos, programada para a manhã deste sábado em pequenos grupos. O clube deve oficializar nesta sexta a atual situação médica do elenco, com o resultado de todos os exames dos jogadores.

Ex-Athletico, o brasileiro teve poucos sintomas do Covid-19 e está bem. Ele está em isolamento voluntário em casa, na capital espanhola, e segue sendo monitorado pelos médicos do clube espanhol. Renan fará a contraprova após encerrar o período de isolamento.

Lodi foi vendido pelo Furacão em julho do ano passado e assinou um contrato de seis anos. O valor da transferência não foi divulgado, mas girou em torno de 20 milhões de euros, equivalente a R$ 87,2 milhões na época.

Foram quase dois meses de isolamento social nos clubes da Espanha por conta da pandemia do novo coronavírus. O campeonato está paralisado desde 12 de março e restam 11 rodadas em disputa. Antes da paralisação, o Atlético de Madrid ocupava a quinta posição, com 45 pontos, atrás de Barcelona, Real Madrid, Sevilla e Getafe.

O planejamento da liga espanhola prevê que uma nova rodada de testes seja feita na próxima semana, com cerca de 740 profissionais da primeira divisão, entre jogadores, treinadores e staff auxiliar.

A entidade detalhou as duas primeiras fases de retorno das atividades, nas quais os atletas precisarão usar máscaras e luvas ao circularem nas instalações e passarão por dois tipos de testes diferentes. Este monitoramento é considerado base do protocolo para manter os elencos preservados de um possível contágio coletivo e, consequentemente, fundamental para se pensar no retorno do campeonato. Segundo o técnico do Leganés, a data do recomeço de La Liga seria 20 de junho, sem público nos estádios.

A Espanha é um dos países mais atingidos pelo Covid-19, com mais de 222 mil casos de covid-19 confirmados e mais de 26.299 mortes até o dia 7 de maio.

Repercussão na Espanha

A confirmação de Renan Lodi repercutiu nos principais portais de notícias esportivas da Espanha, os diários Marca, As e Mundo Deportivo. Segundo o As, outros dez jogadores também tiveram resultado positivo para o novo coronavírus, mas apenas Lodi apresentou sintomas.

Globo Esporte