© Brendan Smialowski Kim não faz aparições públicas desde que presidiu uma reunião do politburô do Partido dos Trabalhadores em 11 de abril

Kim não faz aparições públicas desde que presidiu uma reunião do politburô do Partido dos Trabalhadores em 11 de abril© Brendan Smialowski Kim não faz aparições públicas desde que presidiu uma reunião do politburô do Partido dos Trabalhadores em 11 de abrilO líder norte-coreano, Kim Jong Un, está “vivo e bem”, informou um alto conselheiro de segurança do presidente sul-coreano, Moon Jae-in, minimizando os rumores sobre a saúde de Kim depois de sua ausência em um importante evento comemorativo.

“A posição do nosso governo é firme”, disse o conselheiro do presidente Moon sobre segurança nacional, Moon Chung-in, em entrevista à CNN neste domingo (26). “Kim Jong Un está vivo e bem”, completou.

O conselheiro disse que Kim passa uma temporada em Wonsan – um resort no leste do país – desde 13 de abril, acrescentando: “nenhuma movimentação suspeita foi detectada até o momento”.

Conjecturas sobre o estado de saúde de Kim foram crescendo desde sua ausência nas celebrações, em 15 de abril, no aniversário de seu avô, Kim Il Sung, fundador da Coreia do Norte, o dia mais importante do calendário político do país.

Kim não faz aparições públicas desde que presidiu um encontro do politburo do Partido dos Trabalhadores, em 11 de abril, e no dia seguinte a imprensa estatal divulgou que ele teria inspecionado caças-bombardeiros em uma unidade de defesa aérea.

Por:msn/AFP